Projetos, dados e reflexões pedagógicas com boas pitadas de empatia, trabalho em equipe e sonhos: uma receita de sucesso que celebra 2 anos!
No futebol, o esquema tático é como um time se organiza dentro de campo. Então, aproveitamos a expressão para ilustrar o nosso esquema, que é a maneira como a equipe de profissionais do Instituto contribui diariamente para atingir objetivos, planejar ações e projetar avanços. Embora não seja possível estabelecer uma relação direta com um 4-3-3 ou um 4-4-2, esquemas que consagraram equipes mundo afora, nós nos apropriamos de algumas características fundamentais, como o trabalho voluntarioso em equipe, a organização e o empenho pelo resultado.
Neste dois anos em ação, celebrados neste dia 12 de julho, o time não só se debruçou no sonho do nosso Vini Jr. como passou a sonhar também. Neste sonho de ajudar a construir uma educação pública mais cativante, conectada e capaz de valorizar o corpo docente e as potencialidades dos alunos, adotamos um esquema que mistura trabalho diário, parceria e empatia – valores que passam por diretores, lideranças e todos os demais profissionais envolvidos.
“É muito gratificante fazer parte do time do Instituto Vini Jr. Com dedicação incansável, profundidade de ação e transparência em nossos objetivos, temos conseguido, em um curto período, oferecer apoio às escolas públicas em diversas regiões do Brasil, buscando aprimorar seus processos de ensino-aprendizagem. Utilizando o futebol como linguagem e a tecnologia como ferramenta, estamos trilhando nosso caminho para contribuir diretamente com a educação pública, focando principalmente nas professoras e, claro, nos alunos. Embora os desafios futuros sejam bastante significativos, tenho plena confiança de que, com a expertise reunida de nossa equipe e o apoio do nosso Vini Jr, alcançaremos nossas metas”, avaliou Victor Oliveira, gerente executivo do Instituto.
Entre as metas está a expansão dos nossos Centros de Tecnologias Educacionais Base. Desde a concepção da sala até a instalação dos móveis, um time inteiro se organiza para mapear necessidades, checar oportunidades e garantir a melhor entrega para a escola parceira. Além disso, também estamos empenhados em novas versões do Aplicativo Base, que é o nosso software educacional desenvolvido “dentro de casa”. Este processo conta com times de designers, desenvolvedores, engenheiros de software e pedagogas. Juntos eles realizam reuniões periódicas, reúnem suas competências e colocam as opiniões das professoras na mesa para uma mistura de muita qualidade em prol da educação pública.
“Mesmo diante das adversidades no campo educacional de nosso país, o time de educação segue firme no propósito de lutar para promover iniciativas que venham contribuir na aprendizagem das crianças estudantes de escolas públicas. É através do nosso contato com as escolas, da nossa escuta ativa com as professoras, nossas maiores aliadas neste processo educativo, que é possível debater e construir com seriedade novas metodologias e soluções pedagógicas. A partir desse trabalho em conjunto fortalecemos o propósito de impactar a educação pública por meio da cooperação com profissionais que estão na linha de frente das salas de aula de todo o país. E assim, reafirmamos nosso lema na prática defendendo que a Base vem forte”, contribuiu Ana Carvalhal, Líder de Educação e Produtos Pedagógicos; Luciana Rezendes, responsável pelo conteúdo pedagógico e a Michelle Arruda, responsável pelo relacionamento com a comunidade escolar.
A rotina do time conta também com alinhamento entre parceiros, mapeamento de oportunidades comerciais e ações ligadas à Comunicação, como produção de conteúdo para as redes sociais e imprensa, disparo de newsletter – por aqui batizado como Boletim Escalação – e outras diferentes ações. Quando falamos da pluralidade desse nosso esquema tático, é disso que estamos falando. E aqui, é claro, cabem mesmo as expressões futebolísticas, afinal, o futebol é a nossa linguagem para educar, criar e oportunizar.
Para Ana Flávia Assumpção, Líder de Pesquisa e Desenvolvimento, agrupar técnicas e dados com sentimentos e reconhecimento tem um resultado mágico! Assim, podemos dizer que o esquema tático adotado nestas temporadas foge das ciências exatas e é, na verdade, uma forma de nortear um trabalho feito com um ingrediente que está presente em todo time vencedor: o engajamento coletivo em prol de uma causa.
“Conheci o Instituto Vini Jr quando as ideias estavam começando a sair do papel e encontrando a curiosidade e a alegria das crianças das escolas públicas, em setembro de 2021. Desde o início, o Instituto tem como um dos seus pilares o trabalho em parceria com a comunidade escolar e isso se refletiu na criação de uma área específica de Pesquisa e Desenvolvimento, onde professores e alunos são ouvidos frequentemente, através de pesquisas que tem como objetivo aprimorar nosso trabalho e descobrir onde e de que maneira estamos contribuindo no dia a dia das crianças nas escolas.
É muito gratificante chegar às escolas e escutar tantas coisas positivas que o App Base e o CT Base proporcionam para os alunos. Sem contar o carinho com que sempre sou recebida! Os sorrisos, abraços e os olhinhos brilhando de felicidade são as maiores recompensas do meu trabalho!”, finaliza Ana Flávia.
Esse texto é um agradecimento a todos os envolvidos nos projetos do Instituto Vini Jr. Neste aniversário, a celebração é também em nome do que ainda construiremos juntos.