Golaço interdisciplinar: o esporte como estratégia de aprendizagem.

Senso de coletividade, respeito às regras e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O esporte é um aliado importante no dia a dia da escola e a Educação Física reforça essas competências. É na aula que o aluno se sente à vontade para correr, brincar e se expressar corporalmente e, por isso, é apontada por muitos como “a preferida” no currículo escolar. Para a professora Mariana Silva Barros*, isso justifica-se pelo caráter lúdico e pelas múltiplas facetas da disciplina. Na live “Conectando com Base”, parceria entre o Instituto Vini Jr. e a Conectando Saberes, ela comentou:

“A Educação Física vai muito além da prática esportiva. Eu, por exemplo, uso conceitos de disciplinas como Matemática e Português nas minhas aulas e não tenho dúvidas de que o esporte pode contribuir muito também com a aprendizagem dessas matérias. É uma troca interdisciplinar, afinal, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prevê essa pluralidade; a Educação Física reúne as modalidades esportivas, mas também dança, cultura, arte e aventura, por exemplo. No esporte, o aluno pode explorar as suas habilidades de diferentes formas, em várias modalidades, e desenvolver o seu repertório motor. A Educação Física é muito rica.”

Essas muitas possibilidades de aplicar fundamentos do esporte na sala de aula reforça a filosofia do Instituto Vini Jr., que usa a linguagem esportiva no Aplicativo BASE, gamificando o aprendizado e apresentando a figura do Vini como um incentivador dos estudos. Para a professora Mariana, essa dobradinha (tecnologia e referência de um atleta de alto rendimento) é sucesso, pois inspira o aluno e contribui na aprendizagem. Na live, ela pontuou que “às vezes um aluno que apresenta dificuldade na aula ‘tradicional’, sentado na cadeira, olhando a lousa, é aquele aluno que melhor se destaca na quadra jogando futsal.” Ou seja, o “artilheiro da turma” pode ser muito bom na prática e ter, por exemplo, dificuldade em se concentrar para produzir um texto. É fundamental que a professora ouça aquele aluno e leve em consideração as suas vivências, experiências e trajetória.

“Quando o aluno vê um atleta consagrado como o Vini Jr. ele se inspira, ele pensa: ‘eu também posso ser o que eu quiser’. Por isso é tão importante vê-lo engajado com um projeto de educação, pois ele é uma referência. A mensagem que se passa é a de que grandes feitos podem ser alcançados se houver responsabilidade e dedicação.”

Ainda sobre a atuação do Instituto e a relação do esporte com a tecnologia, foi pontuado na live a importância do uso consciente dos smartphones e demais aparelhos tecnológicos para proteger o aluno de problemas como o sedentarismo. Para Mariana, o caminho é conciliar, afinal a tecnologia faz parte da vida do aluno e não deve ser vista como vilã. Nas aulas de Educação Física, por exemplo, o smartphone é aliado na hora de fazer pesquisas e levantar informações históricas. Sem dúvidas, jogando juntos vamos ainda mais longe.

*Mariana Silva Barros é Licenciada e Bacharel em Educação Física. Especialista em Pedagogia do Movimento, Gestão Esportiva, Gestão Pública e Administração Escolar. Com mestrado em Organizações Educativas e, atualmente, Secretária Municipal de Esporte de Tucuruí/Pará. Vencedora do 11 Prêmio Professores do Brasil, na temática especial: “O esporte como estratégia de aprendizagem.”