A torcida rubro-negra ganhou um reforço de peso no último domingo, quando o Flamengo empatou em 2 a 2 com o Vitória, em jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Alunos e professores de escolas com atuação do Instituto Vini Jr. foram convidados pelo Mais Querido para participar do “Nação no Maraca”, ação que fortalece os laços entre clube e torcida através da democratização no acesso ao estádio e inclusão social.
Criada pelo departamento de Responsabilidade Social do Fla, a ação faz coro ao Instituto quando o assunto é o poder transformador do esporte. Ao levar, por exemplo, povos indígenas, pessoas em situação de rua, pessoas em cumprimento de medida socioeducativa, refugiados e assistidos por instituições sociais, promove um momento de lazer, pertencimento e valorização sob a batuta do esporte mais popular do mundo.
“O ‘Nação no Maraca’ é uma expressão do nosso compromisso com a promoção da inclusão e o acesso à cultura esportiva. Através dessa ação, conseguimos proporcionar aos participantes momentos de alegria e pertencimento, aproximando-os da paixão que move o Flamengo, que vai muito além do campo. Para nós, é fundamental que o futebol e suas vivências sejam acessíveis a todos, independentemente da origem ou condição social. A cada ‘Nação no Maraca’, vemos o sorriso de crianças, jovens e adultos, que pela primeira vez têm a chance de vivenciar a emoção de torcer ao lado de milhares de pessoas. Para nós, é motivo de muito orgulho e alegria”, declarou Angela Machado, diretora de Responsabilidade Social do Flamengo.
Vale destacar que a articulação entre o clube e o Instituto passou pelo nosso time de Relacionamento com a Comunidade Escolar, responsável por aproximar professoras, gestoras e alunos de ações focadas em bem estar, diversão, cultura e esporte, valorizando aqueles que dão vida à escola pública.
“Essa ação, que envolveu oito das nossas escolas parceiras do Rio de Janeiro, é mais um exemplo de como atuamos no apoio às escolas públicas brasileiras, utilizando o esporte como uma linguagem poderosa para conectar, engajar e transformar. Com iniciativas como essa, reafirmamos o nosso compromisso em ajudar a promover uma educação de qualidade, com foco também na valorização dos professores e no lazer dos alunos”, disse Isabela Gonçalves, responsável pela área de Relacionamento com a Comunidade Escolar do Instituto Vini Jr.