Assim como no futebol, pesquisar e analisar dados na educação são iniciativas muito importantes para entender cenários, traçar metas, intervir de forma eficiente e observar oportunidades. No Instituto Vini Jr., quando entramos em campo em uma escola, instalando o CT Base, iniciamos o trabalho junto à comunidade escolar realizando uma pesquisa que visa, sobretudo, conhecer os alunos e professores e mensurar as suas primeiras impressões sobre o app Base e sobre o CT.
À essa pesquisa inicial damos o nome de Marco 0 e coletamos dados sobre o perfil estudantil dos alunos, como por exemplo, qual matéria gostam mais, acham mais importante e até mesmo a que tem mais dificuldade em estudar. Também investigamos seus hábitos de estudo e leitura, identificando a frequência semanal em que realizam tais atividades fora da escola e o quanto os alunos gostam de estudar e ler.
Além disso, entrevistamos os professores buscando coletar suas percepções e avaliações sobre a participação, o desempenho e o interesse de seus alunos no processo de ensino-aprendizagem e em relação a cada uma das matérias da matriz curricular. Através das entrevistas com o corpo docente mapeamos também quais temas eles têm maior necessidade de aprimoramento e, a partir disso, desenvolvemos as palestras e oficinas oferecidas a eles em nossas trilhas formativas.
Dessa forma, o Marco 0 é uma pesquisa de extrema importância pois levantamos informações fundamentais para direcionarmos nossas ações e esforços na direção certa, ou seja, em benefício, interesse e necessidade dos alunos e dos professores. Ao analisarmos os dados de cada escola temos um diagnóstico de suas forças e fraquezas, desenvolvendo assim uma estratégia de atuação específica para cada instituição de ensino.
Por exemplo, se constatamos que em determinada escola, a princípio, o índice de leitura é muito baixo, atuamos em prol da melhoria desse contexto. Sendo assim, nosso objetivo maior é sempre apoiar as escolas, visando o fortalecimento do aprendizado dos alunos e fazemos isso com base em dados confiáveis e que retratam a realidade de cada escola.
Para nós, a pesquisa é uma parte muito importante do nosso trabalho junto às escolas e contamos com uma área interna específica para pensar e desenvolver esses estudos. Além do Marco 0, também realizamos pesquisas periódicas para avaliar o impacto do uso do app Base para os alunos, suas rotinas e hábitos de estudo; identificar mudanças nas relações e desempenho nas matérias e atualizar as impressões sobre o app Base pelos alunos e pelos professores após determinado tempo de uso.
Nesse sentido, o Marco 0 se destaca como relevante também para que possamos comparar os dados iniciais com os dados coletados após – pelo menos – um semestre de uso do app Base e do CT. A fim de identificarmos os avanços, mensurar o impacto do uso do app no processo de aprendizagem dos alunos ao longo desse período e avaliar o quanto eles estão gostando de estudar usando o aplicativo e o CT.
Um exemplo dessa análise temporal comparativa que realizamos constatou que, na Escola Municipal Afonso Pena Jr, localizada em Rio Preto, Minas Gerais, os alunos que usaram o app Base passaram a gostar mais das matérias do que aqueles que não usaram – em especial Português. Observamos também maior gosto pela leitura por parte desse primeiro grupo de alunos: nota média 7,8 (1,7 pontos a mais do que entre aqueles que não fizeram uso do app).
Sendo assim, baseada nessas informações, conseguimos analisar a eficácia do nosso trabalho na rotina de estudo dos alunos e na prática pedagógica dos professores, além de, se necessário, ajustar as rotas e traçar novas estratégias de atuação junto à comunidade escolar.
Por isso, essa pesquisa inicial com os alunos e os professores das escolas atendidas pelo Instituto Vini Jr. é tão importante. Além disso, esse momento inicial é muito rico e relevante para estreitarmos laços, fortalecer nossas relações e nos aproximarmos ainda mais da comunidade escolar, conhecendo sua realidade e ouvindo também suas sugestões e ideias para que, assim, juntos, como um verdadeiro time, possamos marcar um golaço em prol da educação pública.
O Instituto Vini Jr. acredita na pesquisa e na informação como ferramentas fundamentais para desenvolver iniciativas para escolas públicas do nosso Brasil. Pois é escutando e dialogando com alunos, professores e a comunidade escolar que conseguimos direcionar nossas ações e esforços para abraçar suas necessidades e construir propostas que realmente façam a diferença no dia a dia das escolas.