ROLE PARA SABER MAIS

UM TRABALHO DE LONGO PRAZO, TRANSFORMADOR

Instituto Vini.Jr é a realização de um sonho do Vini Jr, atacante do Real Madrid, mas também da família dele, dos amigos e de todo o staff responsável pela carreira do atleta. Desde quando o jogador assinou o primeiro contrato profissional, a família começou a ajudar algumas pessoas e instituições em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde o Vini nasceu e foi criado. Mas o objetivo sempre foi construir um trabalho sólido, consistente, de longo prazo, algo que seja realmente transformador. O Instituto Vini.Jr está apoiado em três pilares:

EDUCAÇÃO COMO BASE

Acreditamos que a educação transforma, mas para tanto ela precisa ser uma via de mão dupla, onde os interesses e repertórios dos alunos são tão importantes quanto as disciplinas escolares e as experiências dos professores. Ao mesmo tempo, é necessário oportunizar a capacidade dos educandos se reconhecerem como indivíduos autônomos e responsáveis, capazes de interagir com o mundo e gerar suas próprias trilhas de desenvolvimento. Neste sentido, atuamos como facilitadores do processo ensino-aprendizagem, propondo uma prática pedagógica que valoriza as experiências e histórias de cada criança, respeitando suas individualidades e visões de mundo e construindo, assim, autonomia para o desenvolvimento.

TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA

Entendemos que as crianças e adolescentes são os principais protagonistas de uma nova Cultura Digital, mas elas precisam se apropriar das novas tecnologias da informação e comunicação de maneira consciente, responsável e crítica. Mais do que manusear equipamentos, jogar games e navegar em redes sociais, os estudantes precisam perceber a tecnologia como aliada estratégica em seu desenvolvimento pessoal. A tecnologia é uma ferramenta poderosa que apoia o processo de construção de autonomia no estudante, visto que, por meio dela, podemos criar experiências que garantam liberdade para tomada de decisões e capacidade de fazer escolhas, levando o indivíduo a conduzir suas próprias ações.

ESPORTE COMO LINGUAGEM

Definimos o esporte, no contexto educacional, não apenas como uma prática, mas como uma linguagem universal e atemporal, capaz de atrair e conduzir os estudantes em processos de ensino e aprendizagem. O tema esporte oferece uma gama de conexões com os saberes empíricos dos estudantes e, somado ao jogo digital ou à chamada “gamificação”, tem o poder de facilitar e estimular o aprendizado.

TECNOLOGIA E ESPORTE POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE

Nosso tripé metodológico só funciona, no entanto, se estiver intimamente ligado à rotina escolar e, sobretudo, se trouxer valor real para os professores em suas práticas em sala de aula. É fácil perceber que os professores unanimemente reconhecem a educação como base para o desenvolvimento, entretanto, nem todos ainda percebem o valor da tecnologia e do esporte, como ferramenta e linguagem capazes de atrair e conectar os educandos. Neste sentido, propomos frequentes reuniões e encontros de capacitação com os docentes das escolas oportunizando o diálogo sobre novas tecnologias, potenciais inovações na ministração das disciplinas escolares e, sobretudo, criando um espaço de trocas de saberes e experiências, tendo como objetivo central a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas.

Além do diálogo e da capacitação do corpo docente, o Instituto Vini.Jr também realiza um diagnóstico estrutural das escolas onde atua, buscando identificar e sanar eventuais barreiras tecnológicas que inviabilizam a implantação de novas ferramentas, como existência e qualidade de internet banda larga, disponibilidade de computadores portáteis, smartphones e tablets, espaços de experimentação de novas tecnologias para os alunos e professores. Caso as escolas não apresentem condições estruturais mínimas para a implantação de novas tecnologias, o Instituto provê, com o auxílio de parceiros institucionais, o suporte necessário para garantir o acesso a equipamentos e internet.

NOSSA MISSÃO

Apoiar as escolas públicas brasileiras na construção de novos modelos de ensino-aprendizagem, utilizando a tecnologia como ferramenta e o esporte como linguagem, a fim de aumentar a confiança dos professores, tornar a escola um lugar atrativo para os educandos e valorizar as potências e interesses das novas gerações.

NOSSA VISÃO:

Contribuir diretamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4: Educação de qualidade) e, até 2030, ser reconhecido como um dos principais agentes colaboradores com a redução das desigualdades no sistema educacional brasileiro

NOSSAS CRENÇAS:

Inovação social pressupõe Diversidade e Colaboração; A Educação é a base de uma sociedade justa e igualitária; a Tecnologia, se bem utilizada, conecta e transforma; o Esporte tem o poder de mudar o mundo, aumentando ainda mais a distância entre elas, aumentando ainda mais a diferença social na base, onde queremos atuar

O BASE é uma ferramenta parceira dos professores. O app foi criado para ajudar no dia-a-dia da sala de aula, dando uma dinâmica diferente para o aprendizado, com o objetivo de fazer com que as crianças aprendam o mesmo conteúdo, só que jogando. Na primeira fase do app o jogo foi dividido em três temporadas, como nos torneios de esporte. Cada uma delas tem quatro níveis de competição: Regional, Nacional, Continental e Mundial, além de uma Pré-Temporada; e os torneios têm diferentes números e níveis de questões, que são chamadas de partidas. O jogo é gameficado, oferece moedas, pontos e troféus para ampliar e manter o interesse das crianças.  

O conteúdo do BASE foi desenvolvido pela equipe do Instituto Vini.Jr, junto com o corpo docente da Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire. Inicialmente, a tecnologia educacional BASE vai focar nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), beneficiando crianças de 6 a 10 anos, usando o esporte para atrair e a tecnologia para facilitar. Todas as questões seguem as regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Vini JRJogador do Real Madrid

QUEM SOMOS

Presidente – Vinícius José Paixão
Conselheiro Fiscal – Thássilo Soares
Diretor Executivo – Victor Rodrigues Ladeira
Diretor de Desenvolvimento Institucional – Camilo Coelho

Equipe:
Gerência Executiva – Victor Oliveira

Educação e Produtos Pedagógicos – Ana Carvalhal
Relacionamento com Comunidade Escolar – Michelle Arruda
Conteúdo Pedagógico – Luciana Rezendes

Tecnologia – Ronier Perdizio

Desenvolvimento Institucional – Verônica Souza
Ilustração e Design – Guilherme Nascimento
Design – Bernardo Christaldo
Assistente de Comunicação – Arthur Torrão

Conteúdo – Edu Torres
Audiovisual – Bruno Nascimento
Audiovisual – Ramon Correia

Pesquisa e Desenvolvimento – Ana Flávia Assumpção

Administrativo – Maria Silva

@InstitutoViniJR

As redes sociais do Instituto têm como objetivo informar, entreter, ensinar e criar uma grande rede para alunos, professores e gestores de educação. Acompanhe a nossa evolução.

APOIE O INSTITUTO

O Instituto Vini Jr. e o aplicativo BASE foram desenvolvidos com investimento 100% particular do Vini Jr e com um planejamento de manutenção de longo prazo. No entanto, parceiros que tenham os mesmos objetivos que a gente sempre serão bem-vindos! Apoie e ajude a transformar a educação pública do Brasil.

Juntos por uma transformação na Educação Pública do Brasil. A base vem ainda mais forte!

PATRONO

casasBahia.e85b9d31

PARCEIRAS DE EXPANSÃO

partageShopping.c8637345
amilLogo

PARCEIRAS

conectandoSaberes_2
novaEscola
brazilFoundation
citeArquitetura

APOIO ESTRATÉGICO

SECRETARIA_EDUC_RJ
SECRETARIA_EDUC_SG
rioPreto_prefeitura
pacto_juventude
JUV_RIO