Centenas de professoras e professores da rede pública de ensino estiveram na primeira edição do “Craques da Educação”, o primeiro evento assinado pelo time Instituto Vini Jr., que aconteceu na casa de festas Lajedo, neste sábado (25) e contou com uma programação pensada para proporcionar conteúdo, lazer, diversão e reconhecimento aos educadores. Na parte da manhã, os participantes foram recebidos com café da manhã e atividade de ginástica laboral; na sequência, a escritora e jornalista Eliana Alves Cruz palestrou sobre “Afeto e Antirracismo”. O evento contou ainda com uma roda de conversa sob a temática “Educação, Tecnologia e Acessibilidade: os impactos do Terceiro Setor”, música ao vivo e premiação para os professores mais engajados com as práticas educacionais propostas pelo Instituto.
“Para nós esse evento é uma grande realização, pois é a primeira vez que conseguimos reunir tantos professores e, principalmente, celebrá-los, afinal eles são os grandes protagonistas do nosso trabalho. Sempre repetimos em nossos discursos que não há ‘nada mais inovador na educação do que o professor e aluno’ e de fato acreditamos demais na potência docente: são os verdadeiros craques, responsáveis por contribuir diretamente com a formação da nova geração”, avalia Victor Oliveira, diretor executivo do Instituto Vini Jr.
Atualmente, o Instituto está presente em 28 escolas, mobilizando cerca de 500 professores e impactando mais de dez mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Na prática, ao firmarem parceria, a unidade escolar recebe o Centro de Tecnologias Educacionais Base, que prevê infraestrutura, ambientação inspirada no Vini Jr. e em elementos do futebol, além de enxoval tecnológico com smartphones, tablet, notebook e TV. A escola ainda passa a contar com acesso ao Aplicativo Base, formação docente continuada e o projeto Movimento e Aprendizagem, o Mov.A – que reúne uma série de recursos didáticos para promover novas formas de ensinar e aprender a partir dos movimentos corporais.
“Eu acredito muito na educação e nas metodologias do Instituto como fortalecedoras desse processo. Mesmo sem saber que eu seria premiada (a professora que mais utilizou o Aplicativo Base ganhou um notebook), eu já estava muito feliz pelo evento e, com o presente, fiquei ainda mais realizada. Com certeza é um incentivo para seguirmos juntos”, comenta a professora Patricia Gonçalves, da Escola Municipal Professora Glória de Faria, do Rio de Janeiro.

Ainda no calendário do Instituto, estão a chegada de novas escolas parceiras no estado do Rio de Janeiro e o lançamento de três livros paradidáticos que seguem a filosofia do uso da linguagem do futebol como fio condutor de novas práticas pedagógicas e da pauta antirracista no ambiente escolar.