Nós não vamos recuar! Ao contrário. Vem aí uma nova geração negra muito mais preparada para lutar contra o racismo e suas consequências.
O @institutovinijr está atuando na base, com as crianças, desenvolvendo um trabalho fundamental de Educação Antirracismo nas escolas públicas do Brasil.
80% das crianças do país estudam em escola pública. Em sua imensa maioria, são crianças pretas; é com elas que vamos trabalhar. Através das professoras; é nelas que estamos investindo, é em quem confiamos.
A equipe pedagógica do Instituto Vini Jr. construiu, em parceria com o professor Allan de Souza [@pevirguladez_], um material de Educação Antirracismo com pontos importantes:
_A solidão da criança negra no ambiente escolar e a importância de uma educação antirracista nas escolas brasileiras.
_A sutileza do racismo recreativo e o impacto devastador que ele causa na mente de uma criança negra.
_O racismo religioso como instrumento de terrorismo à saúde mental de uma criança negra.
_A visibilidade que não é poder. O racismo que nos atravessa, independente de quem somos.
_A branquitude exposta.
_Como ser educador antirracista.
Esse material já está sendo levado para as escolas públicas. Fizemos duas oficinas para as professoras da rede municipal do Rio de Janeiro, em escolas que já são atendidas pelo Instituto Vini Jr.
Estamos trabalhando agora no desenvolvimento de um manual de Educação Antirracismo na Prática e montando um planejamento para difundir as oficinas para outras escolas da rede pública, em todo o País.
Vamos em frente. Sem recuar! ✊🏾