Chegamos em Mesquita, RJ! 💜

Inauguramos duas salas que beneficiarão mais de 1.600 alunos. E vem mais por aí: parceria com a Prefeitura prevê mais 4 salas.

Estamos felizes em inaugurar mais dois Centros de Tecnologias Educacionais Base. Desta vez, chegamos em Mesquita (RJ), nas escolas municipais Doutor Manoel Reis e Machado de Assis, beneficiando cerca de 1.637 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Essas entregas fazem parte de uma parceria entre o Instituto e a Prefeitura da cidade, que ainda contemplará mais quatro escolas, cujas intervenções já começaram. 

“Essa parceria é muito mais do que ‘uma sala bonita’, é um ambiente que mostra que existem várias formas de aprender: pode ser num puff em formato de bola, jogando no Aplicativo Base ou deitado na grama, por exemplo. Essa ambiência, que usa referências do futebol, favorece o processo de ensino-aprendizagem e foi pensada para ser uma aliada da professora.”, disse Victor Ladeira, diretor executivo do Instituto.

O prefeito da cidade da Baixada Fluminense também fez coro ao discurso. Para Jorge Miranda, “a tecnologia deixa a imaginação do aluno livre e ajuda nesse processo de captação da atenção dele para o aprendizado. Isso, claro, tendo o próprio professor como mediador dessa aprendizagem. A gente já aposta na gamificação nas escolas da rede pública municipal e a chegada do Instituto Vini Jr. nesse processo só mostra o quanto estamos focados em elevar a qualidade do ensino”. 

O CT Base é um polo de inovação inserido na escola pública, cuja ambientação é inspirada em elementos do futebol (com puffs em formato de bola, piso de grama sintética e fotos do Vini Jr.) e que contempla infraestrutura (com smartphones, tablet, notebook e televisão), métodos e capacitações. Neste ambiente, os alunos podem navegar pelo Aplicativo Base, que também foi desenvolvido pelo Instituto: um software educacional, referenciado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que usa a linguagem do futebol para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. 

Além das duas novas salas, o Instituto está presente em outras cinco escolas. São elas: Escola Municipal Professor Paulo Reglus Neves Freire e Visconde de Sepetiba, ambas em São Gonçalo; Escola Municipal Cantor e Compositor Gonzaguinha e Francisco Benjamin Gallotti, na Penha e na Providência, Rio de Janeiro; além da Escola Municipal Afonso Pensa, em Rio Preto, Minas Gerais.