O nosso time de Educação e Relacionamento com a Comunidade Escolar articulou um encontro super especial sob a batuta do professor e escritor do munícipio de Patos, na Paraíba.
“Troca de Passes”. O título do livro do professor de Geografia Antônio Izidro é uma ótima analogia para o que foi o nosso primeiro Evento Integrado – Conectando práticas e fortalecendo redes: é que ao longo de todo o bate papo, trocamos informações e experiências tal qual passes em campo, num trabalho em equipe conectado pela narrativa do futebol e da educação.
Para nós e para o professor a Antônio, o esporte mais popular do mundo é também uma importantíssima ferramenta de transformação social, capaz de potencializar saberes, ampliar horizontes e ainda ser um grande parceiro do processo de ensino-aprendizagem. E foi justamente com esse cenário que ele trouxe as suas considerações sobre a relevância de usarmos a linguagem do futebol na sala de aula, além de propor discussões sobre assuntos como o combate ao racismo, a promoção da igualdade entre gêneros e o impacto social do esporte.
Num exemplo prático, o professor trouxe um caso ocorrido em sala de aula, quando, ao falar sobre Leis Trabalhistas, foi questionado sobre o “salário dos astros do futebol internacional”. Ponto para o professor! Foi a partir dessa pergunta que Antônio propôs uma reflexão sobre o tema e conseguiu se conectar aos interesses da turma. Assim, falar do regime de trabalho, cultura europeia e direitos, ficou mais fácil. Ele notou que a Geografia e o futebol podem ter muitas conexões, usando uma linguagem mais próxima dos alunos e reforçando o que ele pontuou ser uma de suas crenças enquanto educador: “só fazemos bem, aquilo que gostamos.” Portanto, tornar a aula atrativa e prazerosa é um passo fundamental para o sucesso da aprendizagem.
Antônio também pontuou que lança mão de um ensinamento muito conhecido na Pedagogia, que trata da valorização do conhecimento prévio. Para ele, observar como os alunos demonstram conhecer e dominar temáticas do futebol, é uma forma de usar essa bagagem a favor quando precisa abordar algum conteúdo em sala de aula.
Para nós, essa é uma reflexão rica e inspiradora, afinal, também compartilhamos deste pensamento e pautamos as nossas ações a partir do respeito e reconhecimento dos múltiplos saberes que cada aluno traz em sua babagem.
No fim do encontro, que reuniu dezenas de professoras e professores das escolas em que nós atuamos, três exemplares do livro Troca de Passes foram sorteados. Para saber mais sobre e essas outras obras do professor, o acompanhe no Instagram pelo @prof.antonio.izidro
Antônio Izidro é Formado em Geografia pelo Unifip, especialista em Geopolítica e História pelo Unifip e Mestre em Geografia pela UFRN.
Professor efetivo da rede municipal de ensino de Patos-PB. Autor dos livros: “Troca de passes: entendendo o Brasil a partir do futebol”; “Laços Virtuais: o perigo por trás das telas” e de “Além do olhar: os (in) visíveis na sociedade atual.”